Redemocratização Brasileira: “Diretas Já!” e a vitória de Tancredo Neves

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

“Diretas Já!” e a vitória de Tancredo Neves

A campanha “Direta Já” que teve início em 1984 começou timidamente e ganhou força com o apoio dos partidos PMDB e PTD. Essa campanha tinha como objetivo principal a aprovação da Emenda Dante de Oliveira que previa realizar uma eleição direta para eleger o sucessor de Figueiredo, o ultimo presidente militar.

Paulo Maluf disputava a presidência pelo PDS, partido que tinha o apoio do governo militar. Em oposição estava Tancredo Neves com seu vice-presidente José Sarney da Frente Liberal aproximando-se do PMDB.

Apesar de toda a manifestação popular pela aprovação da emenda, a participação política da população foi vetada para a decepção de todos os envolvidos no movimento. O novo presidente seria eleito de forma indireta.

Havia uma dúvida naquele momento. Muitos não reconheciam o Colégio como legítimo. O povo queria votar para presidente. Inclusive na exposição reproduzimos em uma bandeira o grafismo com o lema “Queremos votar para presidente”, usado pelo povo nas ruas durante a campanha das Diretas Já! – destaca Vera. – Mesmo que o voto direto não fosse possível, Tancredo entendia que não poderíamos perder a oportunidade de eleger um presidente civil, mesmo de forma indireta. Sobre isso, o jornal reproduz a seguinte declaração dele: “É tapar o nariz com o lenço e ir ao Colégio, se isto for necessário. Pode ser ruim, mas não ir seria muito pior”.

Vera Mangas - curadora da exposição

“Tancredo Neves e a redemocratização brasileira” - em entrevista ao JB Online (20/04/2010).

Em 15 de janeiro de 1985 reuniu-se o Colégio Eleitoral onde venceu Tancredo Neves dando fim a 21 anos de Governo Militar.

Apesar de não ter sido eleito pelo povo, a vitória de Tancredo Neves representou um grande passo rumo à democracia. Antes mesmo de tomar posse, Tancredo foi internado para uma cirurgia de emergência e seu vice-presidente assumiu o poder. Em 21 de abril de 1985 morre Tancredo Neves com grande comoção popular.


“Se todos quisermos, dizia-nos a quase 200 anos Tiradentes, aquele herói enlouquecido de esperança, poderemos fazer deste país uma imensa nação. E vamos fazê-lo”.
Tancredo Neves

Além das marcas de um regime repressor e autoritário, onde a ausência de direitos comprometia a liberdade dos indivíduos a ditadura militar deixou um grande desafio para o governo seguinte: uma economia em crise e estagnada. Apesar de passar a imagem de uma administração eficiente (“Milagre Econômico” e Desenvolvimento Tecnológico) o Governo Militar causou um grande desfalque na economia brasileira e fez uma péssima distribuição de renda. Administrar um país nessas condições seria, sem dúvida, um grande desafio.

Roda Viva - Chico Buarque

Nenhum comentário:

Postar um comentário